* IMPORTANTE:
- REVISAR RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
Objetivos:
Reconhecer a composição dos solos e propriedades, diferenciando-os.
Compreender o processo de formação do solo.
Diferenciar erosões: pluvial e eólica; bem como seus agentes causadores.
Reconhecer numa situação o tipo de técnica empregada para melhorar o solo.
01. A erosão de solos causa prejuízos econômicos e sociais
em várias partes do Brasil e do mundo. Seu controle é um
desafio que se impõe de forma crescente, principalmente
em países pobres. Observe a ilustração abaixo, que indica
a intensidade da erosão anual do solo em diferentes
áreas. Explique por que a Área 1 apresenta menores
perdas de solo em função da erosão do que Área
02. (IFMT - adaptada) "A erosão acelerada não é uma coisa nova, ela acompanha a agricultura desde o seu início, há 4.000 ou 5.000 anos a.C., nos vales do Eufrates, Tigre e Nilo, onde, presume-se, tenha sido o berço da agricultura."
(CONCIANI, Wilson. Processos erosivos: conceitos e ações de controle. Cuiabá: Editora Cefet-MT, 2008. p. 11.)
Mesmo que a erosão seja um acontecimento antigo, como citado acima, o tema é sempre atual, trazendo muitos transtornos para as zonas rural e urbana. Sobre a erosão, suas causas e consequências, é CORRETO afirmar que:
a) é caracterizada pela destruição e transformação de rochas pela ação de agentes que modelam a superfície terrestre, através dos fatores como clima, rios, correntes marítimas, enxurradas e de animais, homens e vulcanismos.
b) nas encostas, as águas superficiais escorrem e formam voçorocas. Entretanto só provocam efeitos na superfície dos solos e são facilmente controladas.
c) é parte do processo de degradação do solo, provocando a diminuição de nutrientes; só ocorre com a intervenção do homem, tornando-se um dos mais sérios problemas ecológicos do planeta.
d) a ação da água como agente de erosão depende da quantidade que cai sobre o solo e da maior ou menor capacidade de infiltração que este solo oferece.
03. Suponhamos que você tenha uma fazenda, e o Senhor Antônio, um vizinho, esteja fazendo uma queimada no milharal, antes de iniciar a próxima safra. Escreva uma carta a ele, explicando por que discorda do procedimento dele.
04. Relacione os tipos de solo às suas características.
( 1 ) Solo arenoso. ( 2 ) Solo argiloso. ( 3 ) Solo humífero
( ) Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água (permeável).
( ) Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável).
( ) Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável).
05. Para fazer esta atividade você necessitará dos seguintes materiais: amostra de solo arenoso, amostra de solo argiloso e plástico para forrar o chão. Esta atividade você deve fazer numa área externa de sua casa ou forrar o chão com um plástico, para não molhar ou sujar o espaço utilizado. Faça dois montes, um com argila e outro com areia. Faça um buraco no centro de cada monte e derrame bem devagar água sobre cada um deles.
a) Em qual dos dois tipos de solo a água infiltra, isto é, penetra com mais facilidade?
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b) Como é chamado o solo que deixa a água passar com facilidade?
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06. Seu Gramulino é produtor rural. Como ele está querendo aumentar sua produção, comprou um terreno vizinho ao seu, abandonado há muito tempo. No entanto, o solo desse terreno era compactado, pobre em sais minerais e, além disso, muito seco.
Identifique as técnicas agrícolas que seu Gramulino deve utilizar para cada problema encontrado no seu novo terreno, nessa ordem:
a) Rotação de culturas, adubação e drenagem.
b) Drenagem, rotação de cultura e irrigação.
c) Irrigação, drenagem e adubação.
d) Adubação, aração e irrigação.
e) Aração, adubação e irrigação.
07. Um eucalipto adulto e bem desenvolvido absorve do solo uma quantidade relativamente grande de água. Uma cultura de eucaliptos pode ser indicada como auxiliar de qual técnica de melhoramento do solo?
a) Rotação de culturas.
b) Adubação.
c) Drenagem.
d) Aração.
e) Irrigação.
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